segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Claras em neve


Boa parte das receitas, principalmente de bolos e musses, levam as chamadas claras em neve. Mas como chegar ao ponto das claras em neve? Primeiro, é preciso ter muito cuidado na hora de separar as claras das gemas, porque não pode pingar nenhum tiquinho de gema na clara, ou ela não fica no ponto certo. O recipiente onde vão ser batidas as claras deve ser de metal ou vidro, e tem que estar limpo e seco. O melhor é bater na batedeira, porque não cansa tanto o braço, mas se quiser bater na mão existem batedores próprios.
Eu ligo a batedeira no máximo e começo a bater. Vai formando uma espuma, cada vez mais espessa. Se você for virando de lado o recipiente enquanto bate, vai perceber que a espuma de claras vai mudando de lugar, acompanhando o movimento. Até que magicamente, do nada, ela vai parar de acompanhar e se você virar o recipiente de cabeça pra baixo a danada da clara não cai. Pronto, entá no ponto.
DICA: Para não formar uma aguinha que fica depois de um tempo, você bota uma pitada de sal (mais ou menos 1/2 colher de chá, não muito cheia).

2 comentários:

  1. oi qurida..conhecendo sua cozinha e retribuindo sua visita...então..aquela mousse fica bem..uns 3 dias na geladeira..depois.!(.não é que fique ruim!)ela começa a ressecar..entende..é uma delicia..principalmente agora..no verão..bjus..

    ResponderExcluir
  2. Oi Má!

    Huum, as pizzas são ótimas mesmo, depois me conta se ficaram boas as que você fizer.

    Gostei da proposta do teu blog, explicar bem direitinho o be-a-bá das panelas :)

    Beijo!

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.