segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Macaxeira com carne de sol e queijo coalho


Nada como uma receita bem regional para ampliar os horizontes gastronômicos. Macaxeira é pau pra toda obra. Pode ser café da manhã, almoço ou jantar. Normalmente, eu prefiro no jantar. E pra mim é uma das melhores comidas daqui. Quem quiser fazer tem que ficar atento à qualidade do produto. Quando for comprar macaxeira na feira é importante que ela esteja branquinha por dentro. E se tiver um vendedor de confiança melhor ainda. Vamos à receita.
Macaxeira
Ingredientes:
1 kg de macaxeira
água
2 colheres de sopa de sal
Modo de fazer:
Descasque a macaxeira com uma faca, os pedaços vão se soltando. Lave bem em água corrente e coloque em uma panela funda com água e sal. A panela deve ficar entreaberta só um pouquinho para a água poder evaporar. Se a tampa estiver completamente fechada, a água do cozimento transborda sujando a panela e o fogão. A macaxeira fica pronta quando enfiar o garfo e ela estiver molinha. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento.
Carne de Sol
Ingredientes:
500g de carne de sol
1/2 litro de leite
1 colher de chá de sal
1/3 de colher de chá de pimenta do reino
1 colher de chá de pasta de alho (ou 2 dentes amassados)
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de azeite
1 cebola em rodelas
Modo de Fazer:
Corte a carne em fatias, lave em água corrente e deixe de molho no leite de um dia para o outro para dessalgar. No dia seguinte, lave a carne e tempre com sal, pimenta e alho. Esfregue bem a carne para o tempero penetrar. Coloque um pouco da margarina e o azeite em uma frigideira e começe a fritar a carne e as cebolas. Vá fritando aos poucos e colocando mais margarina a cada nova adição de carne. Se colocar a carne de uma só vez, a água do cozimento vai juntar e a carne vai cozinhar e não fritar.
DICA: Se tiver manteiga de garrafa, a carne fica com outro gosto, muito mais nordestino, mas a manteiga de garrafa é mais calórica e tem mais gordura que a margarina comum.
Queijo Coalho
Ingredientes:
500g de queijo coalho
1 colher de sopa de margarina
Modo de Fazer:
Corte o queijo em fatias com a grossura aproximada de um dedo. Coloque a margarina em uma frigideira e vá fritando o queijo dos dois lados.
DICA: Se a frigideira for antiaderente, não precisa usar a margarina. E Se preferir, o queijo pode ser grelhado.
Montagem:
Macaxeira embaixo, carne de sol com cebola por cima e queijo coalho em cima de tudo. E bom apetite.

Um comentário:

  1. me deu agua na boca só em ver essa foto..adoroooo..amo muito tudo isso..bjus..li

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.