quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Arroz Branco


Ontem, meu cunhado estava reclamando que o almoço estava variando entre macarrão com salsicha e pizza de um restaurante próximo, e quando faltava o dinheiro, eles acabavam no biscoito com Coca. Quando perguntei porque eles não faziam o almoço, ele me respondeu que não sabia cozinhar. Na hora eu perguntei se ele queria que eu deixasse bem explicadinho por escrito o que ele teria de fazer e ele topou. a primeira coisa que ele pediu foi que eu dissesse como fazer arroz, porque ele não aguentava mais massa.
Então vamos à receita do arroz, branco mesmo, bem básico.
Arroz Branco

Ingredientes:
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de oléo ou azeite
1/2 cebola cortada em rodelas
1 colher de chá de pasta de alho (ou um dente de alho grande amassado)
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
1 colher de chá de sal
Modo de Fazer:
1. Coloca as 2 xícaras de arroz em uma peneira e lava em água corrente até parar de sair a água branca. A água fica branca por causa do amido que é utilizado para refinar o arroz. Quando a água voltar a ser transparente, deixa o arroz escorrendo na peneira.
2. Em uma panela, coloca a margarina e o azeite ou oléo e liga o fogo. Espera a margarina derreter e coloca a cebola na panela. Com um garfo, mexa lentamente a cebola até ficar dourada e coloque a pasta de alho ou o dente de alho amassado. Mexa mais um pouco e acrescente o arroz lavado e escorrido. Mexa o arroz até ele ficar brilhante (quando o oléo/azeite e a margarina se misturarem ao grão, meio que formando uma película. É rápido, uns 3 minutinhos).
3. Coloque as 4 xícaras de água na panela, cobrindo completamente o arroz. Coloque o sal, mexa e tampe a panela.
4. Vez por outra, dê uma olhada no arroz. Aos poucos a água vai secando. Com um garfo, vá "cavando" o arroz e vendo onde está a água. Quando chegar ao fundo da panela e toda a água já estiver evaporado, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe tampada por mais uns 5 minutos para o arroz terminar o cozimento. É bom ficar atento a esta parte, pois se você demorar muito tempo para desligar o fogo, depois que a água evaporou completamente, o arroz vai queimar.
DICAS: Quem gosta da comida mais salgada, pode acrescentar mais sal antes do cozimento ou acertar o sal depois que o arroz cozinhou, misturando com um garfo.
PARA VARIAR: Para dar uma outra cara ao arroz de todo dia, você pode trocar o sal por um caldo (legumes, galinha, tomate, etc.). Ainda pode acrescentar legumes como cenoura ralada e brócolis picadinho na hora do cozimento, quando for colocar a água.

3 comentários:

  1. Obrigada pela dica vou dar um olhada
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. nada como uma "pratada" de arroz branco soltinho feito na hora, uma delicia *-*, adorei a receita do dia...

    Abraços fraternais :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita, ficou maravilhoso o meu arroz, ainda coloquei um queijnho. rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.