segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brigadeiro


Dia desses minha tia estava comentando que meu primo queria saber como fazia brigadeiro. E ontem, minha irmã disse que queria comer e perguntou se eu podia fazer porque o meu era mais gostoso que o dela. Por isso eu decidi vir aqui contar como faz brigadeiro, e principalmente o ponto do brigadeiro, que depende do que você quer fazer com ele (comer de colher ou enrolar ou ainda fazer cobertura de bolo).
Então vamos lá. A receita do brigadeiro é muito fácil e não tem muito o que fazer além de mexer a panela. Você vai precisar de 1 lata de leite condensado, 1 colher de sobremesa de margarina ou manteiga e 3 colheres de sopa de achocolatado em pó (se for chocolate em pó, coloque 2 colheres). Misture tudo em uma panela e leve ao fogo (pode ser alto, baixo, tanto faz). Aí é só mexer e ficar mexendo o tempo todo para não grudar no fundo da panela nem dos lados.
Para fazer cobertura de bolo, você mexe por uns 3 minutos depois que começa a borbulhar e tira do fogo. Espera esfriar e recheia o bolo. Para brigadeiro de comer de colher ou direto na panela, você mexe até desgrudar do fundo (quando você inclinar a panela, o brigadeiro escorre e o fundo fica com uma camada bem fina). É só colocar no prato, na taça ou nos copinhos e esperar esfriar (se tiver com muita vontade de comer, pode colocar na geladeira, no freezer, etc.). E o brigadeiro de enrolar, finalmente, fica mais um tempinho no fogo. Depois que desgruda do fundo da panela, você continua mexendo (mais ou menos uns 5 minutos), o brigadeiro vai ficar mais grosso. Aí você coloca num prato (que poder ser untado com margarina ou não) e espera esfriar. Quando esfriar é só melecar a mão com margarina e ir pegando com uma colher porções de brigadeiro para enrolar e depois passar no chocolate granulado ou em amendoim triturado, biscoito maria, castanha, açúcar ou o que você quiser.
INCREMENTOS: Você pode colocar um pouco de glucose de milho (mel tipo Karo) no brigadeiro antes de levar ao fogo (1/5 da embalagem), o brigadeiro fica com um gostinho diferente. Outra dica é deixar o brigadeiro grudar um pouquinho no fundo e nos lados da panela e ir tirando aos poucos e juntando à massa, sem deixar queimar, é claro!!! O brigadeiro fica com umas bolotinhas mais durinhas dentro (tipo quebra queixo), mas só para quem gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.