quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Torta de chocolate

Ainda em clima de fim de ano, preparei esta torta de chocolate (também de uma revista Claudia Cozinha antiga) e foi sucesso absoluto. E como não podia deixar de ser, dei uma alteradinha na receita.

Torta de Chocolate
Ingredientes:
2 pacotes de biscoito maizena de chocolate
150g de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 pacote de gelatina sem sabor
3 colheres de sopa de leite gelado
1 barra de chocolate meio amargo

Modo de Fazer:
1. Triture o biscoito no liquidificador, coloque em uma tigela e misture com a manteiga (pode ser amolecida ou gelada). Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Se tiver uma forma com aro removível, unte com manteiga e coloque a farofa de biscoito pressionando o fundo e os lados com os dedos. Se não tiver, unte um travessa de vidro com manteiga e pressione a farinha no fundo e dos lados (a forma pode ser redonda, quadrada ou retangular).



2. Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão, cubra com água e conte 45 minutos depois que pegar pressão, desligue o fogo, espere a pressão sair, tire a água e deixe a lata esfriar. Só abra depois de fria, caso contrário ela explode e pode queimar você ou sujar a cozinha toda. Se preferir use doce de leite pronto, daqueles de lata, mais durinho, tipo o da Nestlé.

3. Em uma tigela, misture o doce de leite (depois de frio), o creme de leite e o chocolate em pó (se quiser, coloque 4 colheres de sopa de uísque, conhaque, cachaça ou um licor de sua preferência). Bata com a batedeira até ficar homogêneo.

4. Dilua a gelatina no leite gelado, espere 5 minutos e coloque no micro-ondas por 15 segundos (ou em banho maria no fogão até derreter). Misture ao creme e coloque por cima da forma forrada com biscoito. Leve à geladeira para gelar.
5. Antes de servir, rale o cocolate meio amargo por cima da torta, formando raspas. (Eu usei o ralador de legumes.)

6. Se usar forma com aro removível, remova a torta com cuidado antes de servir.

5 comentários:

  1. O chocolate tá saltando na tela do computador!
    Que delícia!

    ResponderExcluir
  2. Delícia, Má!!!!
    Puro chocolate!!!! Adoroooooo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Má,

    Sabe que eu tenho dado uma 'estudada'nas minhas 'Cláudia Cozinha'? É que para organizar as coisas, no fim do ano passado, comecei a folheá-las e aí fui também marcando receitas pra fazer (rs). Eu tenho a coleção, desde a primeira revista, quando ela ainda se chamava "Jornal da Cozinha" e era suplemento da Cláudia (é que eu as ganhei de uma pessoa da família). Depois, claro, passei a comprá-las eu mesma. A sua torta ficou muito provocadora, huumm!

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. que torta linda..amei a receita..de dar agua na boca..bjus

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.