As fotos não ficaram lá essas coisas porque estava escuro já. Inclusive, na hora de dourar o suspiro, o gás acabou e eu tive que esperar painho chegar para trocar o botijão. Ou seja, a torta só ficou pronta mesmo lá pelas 20h30.
Ingredientes:
Creme:
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas
3 colheres de sopa de farinha de trigo (usei maizena)
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (não tinha em casa, então ficou sem mesmo)
Bananas carameladas:
6 bananas em rodelas
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de raspas de laranja
1 xícara de água (como a minha calda ficou rala, aconselho colocar menos água, ou deixar mais tempo no fogo para engrossar mais)
Cobertura:
3 claras
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão
1. Para fazer o creme, misture todos os ingredientes até ficarem homogêneos e leve ao fogo e mexa bem até engrossar. Fica como uma papa. Coloque no fundo de uma travessa ou refratário onde você for servir. Reserve.
2. Para fazes as bananas carameladas, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo para derreter, coloque a água e a casaca de laranja. Deixe o açúcar e a água se misturarem completamente e a calda engrossar um pouco. Acrescente as rodelas de bananas de uma vez e mexa para elas caramenlarem. Deixe ferver. Desligue o fogo e coloque as bananas e a calda restante por cima do creme, no refratário.
3. Para fazer a cobertura, bata as claras em neve firme, junte o açúcar e continue batendo até formar picos. Acrescente as raspas de limão, bata mais um pouco. Coloque o suspiro em cima das bananas.
4. Leve para dourar em forno preaquecido a 180 °C por 10 minutos.
5. Sirva em temperatura ambiente ou gelado. Caso não seja consumido no dia, leve à geladeira para melhor conservar a torta.