segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bolinhos com Chocolate

TPM é uma desgraça, só dá vontade de comer chocolate, doce e um monte de besteiras engordativas. O negócio é tão sério que meu cérebro só pensa em receitas com muito chocolate. Daí que nada melhor do que bolinhos recheados com chocolate. Entenda, não são pedacinhos de chocolate, é 1 quadrado todinho dentro do bolinho, que escorre quando você morde. Ave Maria, que só de contar eu já estou com água na boca.
Fiz a receita básica de cupcake do Nerd na Cozinha que eu já fiz aqui antes. Fiz uma modificação básica, por falta de ingredientes. No lugar da farinha com fermento, foi farinha sem fermento e fermento por fora ( 1 colher de sopa). Não tinha essência de baunilha, então foi essência de amêndoas, cheirosíssima.
Segue a receita com as devidas modificações.
Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
175g de açúcar refinado
3 ovos grandes
350g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de essência de amêndoas
1 pacote de chocolate meio amargo
Modo de Fazer:

1. Peneire em uma tigela a farinha de trigo e o fermento.
2. Bate na batedeira a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e fofo.
3. Adicione os ovos, 1 por 1, e bata bem a cada muito bem a cada nova adição (quanto mais bater, mais fofinha a massa fica).
4. Acrescenta aos pouco a farinha com o fermento, batendo bem.
5. Acrescenta o leite e a essência de amêndoas e mexe mais um pouco.
6. Forre as forminhas de muffins com a forminha de papel.
7. Coloque em cada forminha, 1 colherada de massa. Coloque 1 quadradinho de chocolate meio amargo e cubra com outra colherada de massa.
8. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos, até os bolinhos assarem (teste da faca).
9. Se quiser os bolinhos mais moreninhos, aumente o forno e deixe por mais 3 minutos, eles ficarão douradinhos.
10. Espere esfriar um pouco e desenforme.
A minha receita rendeu 20 bolinhos. E como Ficou sobrando um quadradinho de chocolate, na segunda fornada eu coloquei em cima de cada bolinho 1/9 do quadradinho que sobrou. E justamente esses premiados (da segunda fornada) foram os preferidos e os que acabaram primeiro.



Um comentário:

  1. Oi, Má,
    Seus bolinhos ficaram tentadores! essa foto do bolinho cortado está de matar! A essência de amêndoa tem aroma tão marcante, né? eu a uso principalmente para aromatizar biscoitos.

    Beijinho e boa semana.

    Ah,antes que me esqueça, caso você não saiba, a Sunrise do seu quadro de seguidores sou eu
    (esse nome foi uma invenção de minha filha, para um dos meus e-mails)

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.