segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Festival de Bananas: Pão (bolo) de Banana e Nozes

A foto não está lá essas coisas porque já estava de noite quando eu terminei de assar e como logo em seguida eu fui passar o Carnaval fora, não deu para tirar fotos do interior do pão, mas sobrou um tiquinho que eu provei e gostei. Como é um pão a massa é menos molhada do que no bolo tradicional de banana, mas não fica um pão propriamente dito, então continuo achando que é um bolo, ou um pão-bolo, ou pãolo, ou bopão, enfim... O nome não importa, o que importa é que contribui para as bananas não estragarem.
A receita é de um livro bem antiguinho daqui de casa, de Carole Handslip, que mainha tem desde não sei quando e que eu nem sei se ela já fez alguma receita. Mas essa deu certo, tanto que quando eu voltei já não tinha mas nada quase. E esse é o termômetro daqui de casa. É um bolo de café da manhã, ou lanche da tarde para comer com uma xícara de café.
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
125g de manteiga
125g de açúcar mascavo (eu só tinha o comum e usei o comum mesmo)
2 ovos grandes
3 bananas grandes esmagadas
75g de nozes picadas (apesar de o nome da receita defini-la como de banana e nozes, eu não tinha nozes em casa, então não usei, mas acredito que ficaria ainda melhor com as nozes)
Modo de Fazer:
1. Peneira a farinha de trigo, a canela e o fermento em pó em uma tigela.
2. Bate a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e fofo, na batedeira.
3. Adicione os ovos um por um e bata bem depois de cada adição.
4. Acrescente as bananas e bata mais um pouco.
5. Junte a mistura de farinha, fermento e canela e as nozes e misture até ficar uniforme.
6. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada.
7. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 1 hora ou até a faca sair limpa.
8. Deixe esfriar e desenforme. Sirva com manteiga ou geleia de sua preferência, ou ainda puro.
Rende um pão de 1 kg.

3 comentários:

  1. Os americanos têm a mania de chamar pão a tudo que é feito em forma de bolo inglês :)
    Eu adoro bolo feito com bananas, fica super bom!

    ResponderExcluir
  2. hummm..que receita otima essa sua..bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi, Má,
    Pois é, os gringos gostam de chamar o bolo de banana de banana bread, né? Digo isso porque para mim o banana bread é um bolo, rsrs. E é um bolo gostoso, como já comprovei!

    Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.