segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pizza feita em casa

A foto tá ruim, mas a pizza tava boa. A primeira vez que me aventurei a fazer a massa da pizza em casa, foi uma desgraça, ficou horrível. Tão ruim que ela foi direto pro lixo e a gente jantou sanduiche mesmo. A segunda vez eu apelei para a milagrosa técnica de "bate tudo no liquidificador e leva ao forno", mas por incrível que pareça não deu certo, e olhe que essas receitas de liquidificador são infalíveis. Passei muito tempo sem nem olhar para receitas de pizza, até que olhando esse blog daqui, vi essa receita e decidi anotar. Anotar, vejam bem!
Aí, um dia que o povo tava disposto a experimentar e tinha muito pão em casa, eu decidi tentar de novo. E não é que deu certo? E o melhor: DÁ PARA CONGELAR!!!! A receita me rendeu 4 discos grandes de pizza, com massa fina. Fiz duas e congelei mais duas. Segue a receita.
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento biológico seco (10g)
1 colher de sopa rasa de sal
2 colheres de sopa rasas de açúcar
1 ovo
1 xícara de óleo
água morna até a massa dar liga (foi menos de uma xícara)
Modo de Fazer:
1. Mistura os ingredientes secos em uma tigela grande ou bacia.
2. Mistura os ingredientes líquidos em outro recipeinte.
3. Coloca os ingredientes líquidos no centro da tigela com os ingredientes secos e mistura tudo. Vai colocando água morna até dar a liga.
4. Sova bem a massa. Isso significa que você vai fazer uma bola de massa e empurrar ela para frente com o punho. Depois puxa ela de volta e depois empurra de novo, até você acha que a sua mão vai cair e a massa estiver bem uniforme e lisa.
5. Cobre a tigela com um pano de prato e deixa a massa descansando até ela dobrar de volume. Conselho: vá ler um livro, ver a novela ou fazer a sobremesa, porque demora bem uns 45 minutos.
6. Separe a massa em porções e com a ajuda de um rolo (ou uma garrafa pesada) vá abrindo os discos de pizza, se precisar coloque farinha para não grudar massa no rolo. Eu abri a massa mais fina, mas você pode abrir ela do seu gosto (se for mais grossa leva mais tempo no forno).
7. Cubra os discos de pizza com molho de tomate, azeite e orégano e leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 30 minutos. Os discos devem estar douradinhos embaixo.
8. Coloque mais molho de tomate, queijo e o recheio que quiser e volte ao forno até o queijo derreter.
9. Para congelar, espere os discos esfriarem e enrole com papel filme.
As minhas foram de frango desfiado com requeijão e quatro queijos.

3 comentários:

  1. fazer massa da gente é outra coisa né?muito bom..bjus

    ResponderExcluir
  2. Tbm adoro fazer minhas massas em casa...o sabor é outro!

    ResponderExcluir
  3. Adoro fazer massa em casa, as vezes faço na máquina de pão. Só sinto falta do forno a lenha.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.