quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Teste de fim de semana: pão de queijo

No fim de semana, eu aproveito para testar as receitas que eu vejo e tenho vontade de fazer. Durante a semana é complicado, por causa do ritmo intenso de trabalho, e eu acabo comendo o que tem em casa pronto ou comidinhas facílimas de fazer como pão com queijo no micro-ondas.
Dessa vez a receita escolhida foi Pão de Queijo com 3 ingredientes, que eu peguei na comunidade do orkut (veja o blog da comunidade). Só me interessei por fazer porque a receita é superfácil e rápida. Mas eu não tinha polvilho em casa. Nunca na vida comprei polvilho, sempre comprava o pão de queijo congelado. Aí, como fui no supermercado fazer a feira de 15 dias, saí procurando e tinha o bendito do polvilho (doce e azedo). Eu comprei o doce, porque lendo o comentário de algumas pessoas eu vi que o azedo tem um gosto mais pronunciado, mas não posso afirmar com certeza, então quem preferir o outro pode usar, que na receita pode ser qualquer um dos dois.
Outra vantagem dessa receita de três ingredientes é que você pode fazer com o queijo que quiser e que tiver, inclusive o parmesão ralado que vende em pacotinhos no supermercado. Eu não tenho queijo minas meia cura fácil aqui em Recife, e alguns desses queijos mais sofisticados são bem mais caros, então peguei o pacotinho do supermercado (comprei o ralado grosso) e misturei com um gouda que mainha tinha comprado em Gravatá (PE). Nesse caso, é bom você sempre acertar o sal. Pois existem os queijos mais salgados e os mais insossos. O que foi o meu grande erro (eu esqueci que o gouda não é salgado e o pão de queijo ficou meio insosso).
Lá vai a receita.
Pão de queijo de 3 ingredientes

Ingredientes:
1 copo de polvilho (doce ou azedo)
1 copo de queijo ralado (qualquer queijo, inclusive de saquinho)
1 caixinha de creme de leite (light ou normal)
Modo de Fazer:

1. Coloque o polvilho em uma panela e misture com o queijo ralado. Vá acrescentando o creme de leite aos pouco e misture com as mãos até dar o ponto (fica uma massa que desgruda das mãos, mas parte facilmente).
2. Pegue um tiquinho de massa e prove, não precisa engolir. É só pra ver se está boa de sal. Se estiver faltando sal, acrescente aos poucos, vá misturando bem e prove novamente. Se estiver salgado, acrescente mais creme de leite e mais polvilho, e prove pra ver se funcionou. E se estiver no ponto vá para a próxima etapa.
3. Unte uma forma com margarina e ligue o forno em temperatura média-alta (200 °C).
4. Faça bolinhas do tamanho que você quiser e vá colocando na forma untada com um espaço entre eles. Coloque no forno e espere assar. Se você gosta de pão de queijo mais branquinho, deixe menos tempo, como eu gosto dele bem moreninho e crocante deixei até quase tostar.

3 comentários:

  1. Que prático! Tb nunca comprei polvilho na vida! rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma embalagem de polvilho há muitos meses guardada, à espera que eu a use. Comprei-a mesmo para fazer pão de queijo e nunca mais fiz. Mas vou fazer nem que seja quando esteja quase a terminar o prazo de validade do polvilho he he

    ResponderExcluir
  3. oi má, tbm to doida pra fazer essa receita, quem sabe ela sai no fim de semana? super fácil, e como boa mineira não posso ficar de fora...me aguarde!
    Bom fim de semana
    Abraço,

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.