segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Teste de fim de semana: muffins de queijo coalho

Outra receita testada no fim de semana. Essa eu repaginei totalmente. Peguei a ideia mastiguei bem muito e surgiu a ideia de regionalizar. E com o teste, já tive muitas outras ideias. A receita original é do blog Pimenta Calabresa, que eu conheci e me apaixonei. Mas acabei que nem fiz a receita como ela era, enquanto copiava eu já fui anotando as minhas ideias e pensando nos ingredientes que tinha em casa.
Fiz a receita com queijo coalho, que é o queijo mais famoso da Região, com direito a presença garantida em receitas regionais e tudo. A ideia era aproveitar o queijo que já estava na geladeira há um tempo e ao mesmo tempo deixar a receita mais regional. Para deixar com uma cara mais nordestina, eu usei um pouco de salsinha e cebolinha para temperar.
Essa também foi uma das receitas que inaugurou o meu kit de forminhas para empadinhas, muffins e cupcakes, e que eu ainda vou ampliar o uso para petit gateau (estou namorando uma receita há um tempinho). As forminhas são de alumínio mesmo, bem simples. Mas já fizeram o maior sucesso lá em casa.
Mas tá bom de papo furado: Vamos à receita que é o melhor a fazer.
Muffins de Queijo Coalho
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 colher de chá de fermento (normal, de bolo)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 ovo levemente batido com um garfo
1 colher de sopa de manteiga (em temperatura ambiente)
1 copo de leite (200 ml)
1 xícara de queijo coalho ralado
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta do reino (pode ser mais, dependendo do gosto de cada um)
salsinha e cebolinha picadas (eu tinha pouca e pus pouca, mas vale a pena colocar uma mão cheia na massa, ou meia xícara)
azeite se necessário e para untar
Modo de Fazer:

1. Liga o forno a 200 °C para ir ficando quente.
2. Peneira a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio em uma tigela e reserva.
3. Bate o ovo em uma tigela, com o garfo mesmo, até misturar tudo. Acrescenta o leite e a manteiga e bate bem para misturar tudo. Acrescenta o tempero (sal, pimenta, salsinha e cebolinha) e o queijo ralado e mexe bem. Acrescenta os ingredientes secos (peneirados, que estavam reservados), polvilhando aos poucos e mexendo, para a massa ir incorporando.

4. Acrescente o azeite, aos poucos, até a massa ficar mais molhadinha. Se já estiver, não precisa acrescentar o azeite.
5. Unte as forminhas com azeite (pode untar com margarina, manteiga ou spray, o azeite deixa um gosto bem característico, então se você não gosta muito, prefira outros ingredientes para untar).
6. Coloque a massa, com uma colher mesmo, nas forminhas, enchendo até a metade. Nas minhas forminhas a massa encheu bem 11 forminhas.
7. Coloque no forno e espere assar. Dá uns 20 minutos, mas depende do seu forno. O meu, eu tirei quando estava começando a dourar, mas acho que douradinho fica melhor. Para saber se cozinhou por dentro, é só enfiar um palido de dente ou de churrasco, se ele sair limpo é porque a massa esta cozida.


2 comentários:

  1. Adorei! Tu sabe que a 'minha' receita tb foi adaptada de um muffin integral de maçã? Mais longe impossível! Essa receita não tem erro! Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Adoro queijo, não importa qual... como todos :)
    Esses muffins salgados devem ficar muito bons :)

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.