quinta-feira, 25 de março de 2010

Restaurant Week: Café Porteño

Seguindo os caminhos do Restaurant Week, fui com tudo almoçar no Café Porteño. Isso é o bom de trabalhar perto de um dos pólos gastronômicos da cidade. O restaurante não estava muito cheio e eu pedi para que as coisas fosse agilizadas pois só tenho 1 hora de almoço. o garçom foi muito simpático e muito atencioso e todo o almoço (entrada, prato principal e sobremesa) além do pagamento da conta demoraram 45 minutos contadinho de relógio. Tempo suficiente para chegar ao trabalho tranquila e escovar os dentes.
A sobremesa mais incrível do Restaurant Week até agora. A apresentação do prato que eu comi não foi bem essa, mas a sobremesa é a mesma. Um rolinho (com a mesma massa do primavera) com recheio de banana e polvilhado com açúcar. Uma taça de massa de rolinho primavera com o sorvete mais delicioso de doce de leite e crocante que eu já comi. Fenomenal! Do tipo vale a pena ir de novo, mesmo que seja só para comer a sobremesa.
A entrada foi Tapas de Bacalhau, um tipo de torrada com um creme de bacalhau e por cima queijo derretido.Estava muito gostoso também, principalmente porque eu não sou muito fã de azeite e todo bacalhau leva muito azeite e eu fico com o pé muito atrás na hora de comer, mas esse tava quase imperceptível o gosto do azeite. Muito bom e na dose certa.
O prato principal foi carne, que estava no ponto, deliciosa. Acompanhado de três purês: um de feijão, um que eu acho que era de legumes e o outro eu não faço ideia do que era. Mesmo assim estava bom, e olha que eu tenho um pouquinho de preconceito com comidinhas pastosas, prefiro mil vezes mastigar.
Mas o que importa mesmo é que a sobremesa é maravilhoooooosa! E as porções foram bem generosas.
As fotos foram tiradas daqui.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Restaurant Week: Chiwake

Começou o Restaurant Week aqui em Pernambuco na semana passada. E lá fui eu, realizar meu sonho de consumo, almoçar no Chiwake, restaurante de comida peruana, muito famoso, elegante e caro (para o meu bolso). mas como no Restaurant Week os valores são tabelados, R$ 29,50 para o almoço e R$ 41,00 para o jantar, e incluem entrada, prato principal e sobremesa, não pude perder a oportunidade.
entrada
prato principal

sobremesa
Fui almoçar e o menu era um encanto, só lendo no cardápio, imagina para o paladar. A entrada foi um bolinho de batata doce recheado que estava fenomenal. O prato principal era composto por dois medalhões, que estavam no ponto e deliciosos, e um talharim com shitake, que tinha pimenta demais para o meu gosto (e eu esqueci de pedir para não colocar muita). A sobremesa foi um musse de limão com suspiro delicioso. Cardápio aprovadíssimo.
No restaurante, além de comida boa, ainda tem um serviço perfeito, todos foram muito atenciosos, mesmo com casa cheia, e uma decoração com artesanato típico do Peru.
Fotos retiradas daqui.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pausa para inspiração

A procura de receitas para o fim de semana...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Torta Brigadeiro para uma TPM desesperadora

Tem meses que a TPM simplesmente impede uma mulher de pensar, os hormônios parecem enlouquecer mais do que o normal e os níveis de serotonina caem para abaixo de zero. O corpo grita DOCE, DOCE, DOCE!!! O coração bate CHOCOLATE, CHOCOLATE, CHOCOLATE!!! Então, nada mais justo do que uma torta para liberar serotonina no corpo das mulheres com TPM.

Aqui em casa são quatro mulheres com os ciclos quase na mesma época (diferença de dias) e todas muito desesperadas por doce. Vivemos, como a grande maioria das mulheres, controlando o peso, fazendo dietas e brigando com a balança, mas não resistimos a um bom pedaço de chocolate no período mais crítico, triste, agressivo e maluco do mês. E mesmo que a alegria dure pouco (muito pouco) e a culpa logo bata em nossos corações (e muita), continuaremos nos rendendo a uma boa dose de serotonina liberada rapidamente no nosso corpo através de alguma sobremesa de chocolate (se for gelada é ainda melhor) ou do próprio chocolate (em qualquer versão).


Essa deliciosa Torta Brigadeiro foi inventada pela TPM (literalmente), pois eu estava em crise, subindo pelas paredes de desespero de comer chocolate (MUITO CHOCOLATE!). Se você também tiver um momento como esse (espero do fundo do meu coração que você não tenha esses acessos, ou que seja magra, ou que tenha tendência a não engordar), fica a dica dessa torta rápida, fácil e com muita serotonina chocolatícea.

Ingredientes:
1 pacote de biscoito de chocolate recheado (com chocolate)
1 colher de sopa de margarina (eu usei light para diminuir a culpa)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 ou 4 colheres de chocolate em pó
1/3 de xícara de mel tipo Karo (glucose de milho)
Outra colher de sopa de margarina
Modo de Fazer:
1. Abra o pacote de biscoito, feche o olho e tampe o nariz para não ter estímulos de gula, coloque todos os biscoitos no liquidificador e aperte a tecla pulsar, até ficar uma farofa fina.
2. Coloque a farofa de biscoito na forma onde você vai servir (comer) e misture com uma colher de sopa de margarina. Misture com os dedos (as pontinhas) até ficar úmida. Aperte no fundo da forma.
3. Coloque em uma panela (de fazer brigadeiro) a outra colher de margarina, o leite condensado, o mel e o chocolate em pó e misture bem. Leve ao fogo e mexa sem parar até virar brigadeiro. Desligue o fogo e coloque o creme de leite (de preferência sem soro - pode ser de caixinha, ou você pode colocar a lata no refrigerador e deixar gelar, depois é só tirar o soro que fica separadinho do creme) e misture até ficar uniforme.
4. Coloque o creme de brigadeiro em cima da massa de biscoito e leva ao refrigerador para gelar.
Pronto! Pode comer e ser feliz!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Torradas de Pão de Forma Light


O que fazer com um pacote inteirinho de pão integral light que estava pertinho de vencer dentro do armário? Fiquei com uma dor no coração tão grande de jogar um pacote de pão fora que não tive dúvidas, fui fazer torradas. O grabde segredo de fazer torradas (quando você corta o pão) é cortar fatias finas (para isso, quanto mais gelado ou congelado o pão estiver, melhor), mas como o pão em questão era de forma e já vinha fatiado, as fatias ficaram menos crocantes e mais parecidas com as torradas que você compra prontas em supermercado.
Normalmente eu faço com margarina, mas fui invadida por uma onda de alimentação mais saudável e usei azeite de oliva temperado com sal, pimenta do reino e manjericão seco. E foi superfácil de fazer e se você tiver mais cuidado do que eu, não vai fazer tanta meladeira.
Ingredientes:
Azeite (3/4 de xícara)
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de manjericão seco
1 pacote de pão integral light
Modo de Fazer:
1. Misture bem os ingredientes (azeite, sal, pimenta, manjericão) e com um pincel de cozinha, picele o azeite dos dois lados da fatia de pão.
2. Arrume as fatias pinceladas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido no máximo até dourarem.
As fatias douram rápido, cerca de 10 minutos ou até menos dependendo do seu forno, você pode deixá-las mais branquinhas ou mais torradinhas. Quanto mais torradinhas, mais crocantes elas ficam.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Salada de Folhas e Morango

O verão tá brabo, o sol tá brilhando todo alegre lá em cima e a gente aqui embaixo tendo que redobrar os cuidados: passar protetor solar, beber muito líquido e comer comidas mais leves. Como sugestão vai uma saladinha leve, saborosa e com baixissímas calorias, uma maravilha pra quem está de dieta.
Ingredientes:
Folhas de alface lavadas e secas (usei alface crespa e americana)
Morango lavado e seco
Queijo Minas Frescal Light
Azeite
Sal
Modo de Fazer:
1. Rasgue as folhas de alface, corte os morangos em pedaços grandes, corte o queijo em quadradinhos.
2. Monte a salada na hora de servir. A ordem é : alface, tempera com azeite e sal (ou o tempero que você preferir), morango e queijo.
3. Coma e sinta-se satisfeito, saudável e magro (he he he).
Você pode fazer as modificações que quiser (o bom de salada é isso), eu usei alface porque era a folha que tinha disponível no momento, mas você pode usar um mix muito maior de folhas (quanto mais escuro o tom de verde, mais ferro tem, e quanto mais variadas as cores da salada, mais nutrientes diferentes você estará ingerindo). Usei morango (vitamina C e antioxidante), mas vez por outra coloco uvas (todas as cores) ou abacaxi. E amo queijo, inclusive na salada (pode ser mais light como o minas frescal light e o ricota ou cottage, ou pode ser mais gorduroso, como parmesão, gouda, provolone, gorgonzola).