Essa torta de banana, que eu tirei daqui, em minhas pesquisas na internet para não deixar que muitas bananas estragassem, ficou bem doce, e com o caramelo um pouco ralo, mas com um sabor diferenciado por causa da casca de laranja na calda de açúcar.
As fotos não ficaram lá essas coisas porque estava escuro já. Inclusive, na hora de dourar o suspiro, o gás acabou e eu tive que esperar painho chegar para trocar o botijão. Ou seja, a torta só ficou pronta mesmo lá pelas 20h30.
As fotos não ficaram lá essas coisas porque estava escuro já. Inclusive, na hora de dourar o suspiro, o gás acabou e eu tive que esperar painho chegar para trocar o botijão. Ou seja, a torta só ficou pronta mesmo lá pelas 20h30.
Ingredientes:
Creme:
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas
3 colheres de sopa de farinha de trigo (usei maizena)
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (não tinha em casa, então ficou sem mesmo)
Bananas carameladas:
6 bananas em rodelas
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de raspas de laranja
1 xícara de água (como a minha calda ficou rala, aconselho colocar menos água, ou deixar mais tempo no fogo para engrossar mais)
Cobertura:
3 claras
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão
1. Para fazer o creme, misture todos os ingredientes até ficarem homogêneos e leve ao fogo e mexa bem até engrossar. Fica como uma papa. Coloque no fundo de uma travessa ou refratário onde você for servir. Reserve.
2. Para fazes as bananas carameladas, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo para derreter, coloque a água e a casaca de laranja. Deixe o açúcar e a água se misturarem completamente e a calda engrossar um pouco. Acrescente as rodelas de bananas de uma vez e mexa para elas caramenlarem. Deixe ferver. Desligue o fogo e coloque as bananas e a calda restante por cima do creme, no refratário.
3. Para fazer a cobertura, bata as claras em neve firme, junte o açúcar e continue batendo até formar picos. Acrescente as raspas de limão, bata mais um pouco. Coloque o suspiro em cima das bananas.
4. Leve para dourar em forno preaquecido a 180 °C por 10 minutos.
5. Sirva em temperatura ambiente ou gelado. Caso não seja consumido no dia, leve à geladeira para melhor conservar a torta.
Má, amo banana e todas as variações possíveis de sobremesa! amei esta torta!
ResponderExcluirbjos
Oi Má,
ResponderExcluirMinha irmã faz essa torta há muitos anos. Mas ela a chama de 'sobremesa de banana'. Gosto de comê-la com sorvete de creme.
Beijão
As raspinhas de laranja deram um aroma especial nessa sobremesa tão gostosa!
ResponderExcluir